logo Cebrafe

O conceito de produção enxuta para os escritórios: Lean Office

#

O conceito de produção enxuta para os escritórios: Lean Office

A meta da maioria das empresas hoje em dia é arrumar caminhos e melhorar a produtividade, administrar o tempo e reduzir desperdícios. O lean office surge exatamente com a premissa de otimizar os processos, e o melhor, sem a necessidade de se fazer grandes investimentos ou implementar softwares para os funcionários.
 

O lean office deriva de um dos conceitos que surgiram na Toyota nos anos 1990, o lean –enxuto –, que tem como objetivo identificar e reduzir desperdícios e erros dos processos da fábrica. Esse conceito foi levado para fora das industrias e hoje pode ser aplicado em escritórios.
 

Lean office no dia a dia
 

As mudanças que o conceito de lean office causa no ambiente corporativo são muitas, já que a maioria delas geram um impacto muito positivo na redução de desperdícios, na administração de tempo e das informações gerais sobre as atividades, na padronização e na documentação da empresa.
 

A aplicação do lean office na empresa é uma quebra de cultura, já que essa transformação envolve todos os colaboradores, da presidência à recepção. Aliás, o empenho de todos é o mais importante, é o que vai fazer a engrenagem funcionar corretamente.
 

Existem métodos que ajudam a aplicar a técnica no dia a dia empresarial, como 5S, Six Sigma e kanban. É preciso escolher o melhor e o que mais se adequa as necessidades da instituição. Independentemente da escolha, o lean office vai potencializar a produtividade da empresa.
 

O maior desafio depois da implementação é manter a sua manutenção constante, em busca de melhorias nos processos e do alcance dos resultados esperados. E, claro, para o sucesso das ações, é preciso ter profissionais qualificados. Sem um bom gestor, dificilmente uma mudança radical igual a essa irá para frente.
 

Especialização
 

Nós oferecemos a Pós-Graduação em Lean Service & Office – Excelência em Serviços, com o intuito de capacitar os profissionais, das mais diversas áreas a conduzir o processo de “transformação lean” ou, no caso de novos negócios, capacitar os empreendedores a conduzir sua startup no modelo lean, incorporando o lean thinking com um novo mindset, direcionar a empresa para um patamar superior de competitividade, produtividade e lucratividade num ambiente global cada vez mais desafiador e inovador. Veja mais informações sobre o curso: https://bit.ly/2Z8egyc