logo Cebrafe

Engenharia Industrial com Ênfase no Lean Manufacturing

Engenharia Industrial com Ênfase no Lean Manufacturing


As empresas brasileiras enfrentam um momento altamente desafiador, que impõe, como critério de sobrevivência, nada menos que a excelência em suas operações. A fim de projetar, produzir e entregar valor aos clientes com maior rapidez e no menor custo possível as empresas adotam os princípios, conceitos e técnicas que formatam o “Lean Manufacturing” (Manufatura Enxuta), que surgiu do estudo da indústria japonesa, particularmente da Toyota Motor Corporation, e ganhou notoriedade mundial graças aos resultados proporcionados por sua efetiva implementação. A Manufatura Enxuta promoveu uma revolução nos meios de produção de bens e serviços em vários países, porém, no Brasil, ainda há um longo caminho a ser percorrido... Os profissionais capacitados no Lean Manufacturing já são mais valorizados e, num futuro próximo, dominar as técnicas e conceitos do Lean será pré-requisito para diversas contratações. Porém, são raros os cursos que oferecem bom conteúdo, que unem teoria e prática, e, que são ministrados por bons professores.
 
Desenvolvemos esse curso de pós-graduação em "Engenharia Industrial com ênfase no Lean Manufacturing" exatamente para atender a demanda descrita e, até agora, nosso curso é o único idealizado a partir dos 4P's do modelo Toyota. Sabemos que o Lean é um sistema de gestão construído e sustentado por uma filosofia de longo prazo que propicia o desenvolvimento de uma cultura única e de um estilo de liderança muito particular que, por sua vez, formam os pilares desse modelo: Melhoria Contínua e Respeito pelas Pessoas. Ingressando no nosso curso você terá aulas com quem tem forte experiência na indústria e conhecimento profundo no assunto!!
 
Objetivos do curso
Esse curso tem como objetivo capacitar os profissionais que atuam nas áreas de produção, qualidade, engenharia e processos, a efetivamente implementar os conceitos e princípios do “Pensamento Enxuto” em toda a fábrica de forma a obter, como indicadores de sucesso, no longo prazo, índices de qualidade, entrega, produtividade e lucratividade tão expressivos e sustentáveis que sejam capazes de posicionar a empresa num patamar privilegiado de competitividade. Podemos resumir nossos objetivos nos seguintes tópicos:
 
•    Apresentar os conceitos, princípios e técnicas que formam o Sistema Toyota de Produção (TPS);
•    Capacitar os alunos a promoverem forte redução de custos no sistema produtivo ao mesmo tempo em que melhoram a qualidade e reduzem o lead time dos processos;
•    Oferecer uma visão holística de forma a aperfeiçoar o modelo mental dos alunos e capacitá-los a tomar decisões e agir de maneira mais eficaz e sustentável - pautados pelo "Lean Thinking";
•    Capacitar os alunos a implementarem os conceitos e técnicas do Lean Manufacturing nos seus respectivos ambientes de trabalho e, assim, contribuir significativamente para o aumento da competitividade e lucratividade da empresa;
•    Dar forte ênfase à filosofia que sustenta a metodologia e formar líderes capazes de desenvolver as pessoas, promover a melhoria contínua na empresa e, de fato, implementar a Produção Enxuta.
 

A quem se destina: Profissionais da indústria que atuam nas áreas de Engenharia, Qualidade e Produção.

Carga horária: 420h

 

Matriz curricular
- Estratégia Lean

Planejamento Estratégico
Hoshin Kanri - Desdobramento da Estratégia 

Indústria 4.0 & Lean Enterprise

Desenvolvimento de Produtos Lean
 - Fundamentos do Lean Manufacturing
Lean Thinking - O Pensamento Enxuto
Sistema Toyota de Produção - TPS
Qualidade Total
Eficiência Global do Equipamento (OEE) & TPM

- Modelo Lean para desenvolver talentos
Processo A3 para a Melhoria Contínua
Liderança Lean
Kaizen & Toyota Kata
TWI – Training Within Industry
 - Implementação de Processos Lean
Tópicos especiais em Engenharia Industrial
Estatística Básica e Controle Estatístico de Processos – CEP
Fluxo Contínuo e Trabalho Padronizado

Modelo Lean para o Gerenciamento Diário
 - Implementação da Fábrica Lean
Mapeamento do Fluxo de Valor - Value Stream Mapping (VSM)
Programação e Controle da Produção Enxuta – PCP Lean
Logística Lean para o Suprimento Interno
Sistema de Auditoria para o Lean Manufacturing

Prática Lean com A3

A seleção é constituída das seguintes etapas:
1. Preenchimento de ficha de inscrição;
2. Pagamento da respectiva taxa por meio de boleto bancário;
3. Encaminhamento, via SEDEX ou pessoalmente, da seguinte documentação:
a) histórico escolar;
b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida.
c) cópia da cédula de identidade;
d) cópia do CPF;
e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;
f) curriculum vitae resumido.

SAO PAULO

28/09/2019 - (data prevista para início do curso)
SÁBADO E DOMINGO, DAS 8H ÀS 18H, UMA VEZ POR MÊS
Ver investimento