logo Cebrafe

Engenharia de Controle e Automação

Engenharia de Controle e Automação

https://youtu.be/f1p0Ymx1O_g

O Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Controle e Automação é uma necessidade do profissional que trabalha com o processo produtivo industrial, quer com automação da manufatura flexível ou com controle de processos contínuos.

Possui uma linha na área de Controle, sendo o conteúdo da disciplina capaz de levar o aluno a entender a base do controle de processos contínuos e a sua forma mais usual de controle, controladores PID. Estende o ensino do Controle até a área da Automação, que ainda não é bem explorada nos Cursos Stricto Sensu, com aulas teórico-práticas de CLP´s, conversão AD/DA, redes industriais, inversores de freqüência, dentre outros equipamentos.

O conteúdo ministrado interessa não somente aos profissionais que trabalham em indústrias, mas também os que trabalham com Automação Predial, ramo que está em amplo crescimento como o industrial, porém muito menos explorado.
 
Objetivos do curso

O Curso de Pós-Graduação “Lato-Sensu” em Engenharia de Controle e Automação tem por finalidade capacitar pessoal qualificado para o exercício de atividades multidisciplinares de interesse na Automação Industrial, dentre as quais:

Especificação, projeto e emprego de equipamentos controlados por computador, como robôs e sistemas automáticos.

Especificação, projeto e instalação de sistemas automatizados de fabricação, envolvendo equipamentos ligados a computadores para controle de processos produtivos.

Execução de projetos de equipamentos de controle eletro-eletrônico, especificando equipamentos para automação industrial.

Projeto de ferramentas de software, instrumentação e outros recursos para simular, analisar e controlar processos.

Objetivos Específicos

O profissional dessa área deve estar apto a atuar nas empresas de engenharia, nas indústrias de produção de equipamentos e de software de Automação e de Controle e nas Indústrias e/ou instalação predial usuárias de automação. Além disso, este profissional deve ser capaz de:

Conceber e instalar unidades de produção automatizadas;

Reformar e automatizar unidades de produção em operação;

Otimizar o funcionamento e a manutenção de unidades de produção já automatizadas.


A quem se destina: Graduação Ciências da Engenharia nas especialidades de Engenharia Mecânica, Química, Elétrica, Eletrônica, Telecomunicações, Têxtil, Computação, Industrial, Produção, Civil, Tecnólogos na área e outras, a critério da coordenação.

Carga Horária: 360h.
 
Matriz curricular
- Princípios de Automação
- Controle e Automação de Processos Contínuos
- Sistemas Supervisórios
- Gerencia de Projetos
- Redes de Controladores
- Automação Industrial e Robótica
- Sistemas Pneumáticos e Hidráulicos

A seleção é constituída das seguintes etapas:
1. Preenchimento de ficha de inscrição;
2. Pagamento da respectiva taxa por meio de boleto bancário;
3. Encaminhamento, via SEDEX ou pessoalmente, da seguinte documentação:
a) histórico escolar;
b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida;
c) cópia da cédula de identidade;
d) cópia do CPF;
e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;
f) curriculum vitae resumido.

SAO PAULO

28/09/2019 - (data prevista para início do curso)
SÁBADO E DOMINGO, DAS 8H ÀS 18H, UMA VEZ POR MÊS
Ver investimento